Acne é uma condição cutânea de longa duração caracterizada por áreas de pontos negros, pontos brancos, pústulas, pele oleosa e possibilidade de aparecimento de cicatrizes.[ Dependendo do grau de incidência, infecção e dimensão dos pontos de acne sobre a pele, as consequências na aparência podem provocar desde desconfortos pontuais, passando por ansiedade, diminuição da autoestima até, em casos extremos, depressão e pensamentos de suicídio.
VEJAM ESSAS DICAS PARA CICATRIZAR AS MALDITAS ACNES
# A rotina de cuidados da pele com acne é diária e inclui, pelo menos, a remoção completa da maquiagem antes de dormir e a lavagem do rosto com sabonete apropriado – sem exagerar pois, quanto mais se lava a pele, mais se estimula a produção de sebo. O uso de filtro solar também é fundamental para garantir a saúde da pele do rosto.
# Use sabonetes esfoliantes com moderação. A esfoliação é geralmente recomendada uma ou até duas vezes por semana, dependendo do caso, e sempre que a pele não estiver sensibilizada e houver a orientação médica.
# Usada para disfarçar a acne, a maquiagem também pode contribuir para que o problema se intensifique. Prefira os produtos à base de gel ou oil-free.
# Espremer as espinhas aumenta a reação inflamatória e costuma fazer com que as bolinhas fiquem maiores, além de propiciar o surgimento de manchas e cicatrizes. Por isso, deixe-as secar naturalmente, sem interferir nesse processo.
# Embora a relação entre a acne e a dieta alimentar ainda não esteja totalmente estabelecida, alimentos como chocolate, frutos do mar, bebidas a base de cola e alimentos gordurosos costumam ser os mais citados por pacientes como fator desencadeante da acne. Antes de bani-los da sua dieta, avalie o caso.
NA PRATELEIRA
A dermatologista Carolina Feijó indica quatro produtos para o tratamento da acne:
A dermatologista Carolina Feijó indica quatro produtos para o tratamento da acne:
Nenhum comentário:
Postar um comentário